quarta-feira, 20 de abril de 2011

Post de Páscoa!


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, considerado como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da "Era Cristã".



O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até o Pentecostes.








Representação da deusa Ostera

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.




A festa tradicional é associada a imagem do coelho e ovos pintados com cores brilhantes, dados como presentes. Essas tradições vem dos antigos povos pagãos europeus que nesta época do ano homenageavam Eoster, também conhecida como Ostara ou Esther (em inglês), deusa da fertilidade e do renascimento, na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e na mitologia germânica. A primavera, as lebres e os ovos coloridos eram os símbolos de fertilidade e renovação associados a deusa (que é equivalente à deusa grega Deméter).



Páscoa em várias línguas:



Alemão - Ostern

Espanhol - Pascua

Francês - Pâques

Inglês - Easter

Italiano - Pasqua

Latim - Pascha ou Festa Paschalia






Após essa breve explicação sobre a história da data,
o Blog de Letras deseja a todos uma Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário